Direito trabalhista e demandas consultivas
As demandas consultivas são muito úteis para o mundo corporativo, uma vez que ela tem o objetivo de antecipar possíveis problemas e resolvê-los antes que essas questões possam trazer consequências maiores para empresa. Ou seja, ela visa evitar que conflitos se transformem em disputas judiciais por conta de direitos trabalhistas.
Para desenvolver esse trabalho é necessário contar com um advogado que tenha experiência na área de demandas consultivas, podendo ser um funcionário contratado diretamente pela empresa ou que faça parte de um escritório de advocacia especialista em assuntos relacionados ao direito empresarial e trabalhista.
O profissional de demandas consultivas será imprescindível para o bom funcionamento da empresa, uma vez que ele pode cuidar de vários assuntos além da resolução de conflitos internos
Como: ajudar a escolher qual é o modelo empresarial mais vantajoso para o negócio, elaborar e revisar contratos, dar o suporte necessário durante reuniões e esclarecer dúvidas.
Esse suporte é fundamental para a empresa, já que a assessoria de um advogado especialista na área torna a rotina de um negócio menos complicada, uma vez que esse profissional conseguirá apontar os riscos que devem ser evitados, auxiliar na tomada de decisões estratégicas e por cuidar das questões trabalhistas.
As demandas consultivas são práticas relevantes para a rotina de um negócio, pois podem resolver questões com potencial para se tornar grandes problemas no futuro, uma vez que o profissional dessa área pode ajudar na resolução de problemas que já estejam em um estágio mais avançado.
A área de demandas consultivas busca resolver esses problemas de forma vantajosa para ambas as partes.
Nesse caso, o advogado consultivo funciona como conciliador para evitar que o conflito precise ser resolvido em esfera judicial.
Por conta disso, o advogado especializado em demandas consultivas tem papel preventivo dentro das empresas, devido o acompanhamento das questões trabalhistas e por ser responsável por resolver problemas ligados a essa área, como monitorar se as normas da empresa estão sendo cumpridas, monitorar se houve alguma mudança
na lei que torne necessária uma alteração nas regras, revisar contratos de trabalho, dar suporte a área de recursos humanos e se certificar de que os procedimentos internos estão sendo respeitados.
Sendo assim, contar com o suporte de um advogado de demandas consultivas pode fazer toda a diferença na hora de planejar os próximos passos da sua empresa, já que a orientação desse profissional te dá mais segurança para administrar o seu negócio e identificar quais riscos devem ser evitados.
Leia mais:
Planejamento societário: Entenda como funciona
O que diz a lei sobre o uso de celular no ambiente de trabalho?
Siga-nos nas redes sociais: