Planejamento societário: Entenda como funciona
A abertura de uma empresa ou o início de uma sociedade é um passo muito importante para ser dado sem ter uma segurança de que o projeto vai ter o sucesso esperado. Para garantir que o negócio é viável e definir os detalhes que vão servir como guia nesse primeiro momento, uma prática comum é o planejamento societário.
Esse procedimento, que geralmente é feito antes da abertura de uma empresa ou quando duas ou mais pessoas pretendem se tornar sócias, tem o objetivo de definir alguns detalhes importantes para o funcionamento da empresa, como o papel de cada sócio, a escolha do tipo societário, a finalidade do negócio, fixação do valor de capital social, políticas internas, emissão do contrato social, regras de administração e qual será o procedimento a ser adotado quando os sócios não entrarem em consenso sobre alguma decisão.
O planejamento societário é uma prática importante porque evita que conflitos futuros entre os sócios atrapalhem o funcionamento da empresa, uma vez que a parte burocrática já estará organizada e questões que podem trazer alguma mudança, como expansão da empresa, fusão, entrada e saída de sócios também estarão definidos no planejamento. Além disso, essa análise mais aprofundada possibilita mais segurança para investir no negócio. Para fazer esse tipo de procedimento, é fundamental ter o suporte de profissionais da área contábil, a fim de tornar esse estudo mais detalhado e não deixar nenhuma questão que possa causar divergência no futuro.
Para que o planejamento societário consiga abordar todos os pontos importantes para que a empresa esteja com uma estrutura bem-organizada, o documento precisa tratar de questões como finalidade do negócio, regras governamentais, direitos e deveres de cada sócio, tipo societário, soluções de questões conflituosas, remuneração dos sócios, atas de assembleias, mercado de atuação, método de gestão, patrimônio dos sócios e alvarás, licenças e outros documentos que a empresa necessita para começar a funcionar.
Com relação aos pontos que devem ser definidos no planejamento societário, existem dois em especial que devem ser abordados com muito cuidado: finalidade do negócio e capital social. Para abrir uma empresa, o objetivo dela precisa ser mais do que apenas gerar lucro, ela precisa ter uma razão para existir. Por conta disso, é imprescindível que os sócios saibam o que querem alcançar com a abertura do negócio. E no caso do capital social, para definir qual será o valor investido pelos sócios é necessário levar diversos fatores em consideração, como a contratação de serviços, funcionários e compra de equipamentos.
Nos acompanhe também pelo Instagram!
Leia também: “Rol taxativo e rol exemplificativo: qual a diferença?”