Voo atrasado ou cancelado?
Voo atrasado? O que fazer? Em época de férias, uma das atividades que as famílias costumam fazer é viajar, e essas viagens planejadas acabam deixando aeroportos e rodoviárias completamente lotados. Essa situação por si só já é estressante, porque com muita gente no local já atrapalha o deslocamento dos passageiros, além de causar filas grandes e deixar tudo mais lento.
Além dessa grande movimentação nesses locais, outro problema que pode acontecer principalmente nos aeroportos diz respeito aos voos, que podem ter seu horário mudado por conta de atraso ou cancelado por algum motivo. Esse tipo de situação pode provocar um caos no aeroporto, já que vai prejudicar vários passageiros e deixar o local ainda mais lotado.
Um dos momentos em que muitos passageiros devem ter exigido seus direitos foi durante a greve dos aeronautas, que aconteceu recentemente e contou com a paralisação das atividades por duas horas diárias, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e aumentar o salário de comissários e pilotos.
Quando um voo é cancelado ou sofre um atraso, o passageiro pode exigir os seus direitos e a companhia aérea é obrigada a dar o suporte necessário. Em caso de atraso de voo, a empresa é obrigada a fornecer internet para possibilitar que a pessoa possa se comunicar, além de ter que fornecer alimentação, transporte e hospedagem conforme as horas de atraso forem aumentando. Além disso, se o passageiro quiser embarcar num voo para o mesmo destino que pertença a outra companhia aérea ou naquela mesma, a empresa precisa encontrar uma maneira de resolver o problema. Além disso, existe a opção de solicitar o reembolso ou que a passagem seja remarcada para outra ocasião.
E no caso de cancelamento do voo, o passageiro tem alguns direitos garantidos, como receber o reembolso total da passagem, o que inclui também a devolução do valor da taxa de embarque, a acomodação do passageiro em outro voo com o mesmo destino, que pode ser da mesma companhia aérea ou de outra empresa ou remarcar o voo para uma nova data, sem nenhum custo adicional. Caso a companhia aérea se recuse a dar o suporte necessário, entre em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e registre uma reclamação contra a companhia aérea. Além disso, é importante buscar o apoio de um advogado, já que nesse tipo de situação existe a possibilidade de pedir uma indenização.
Para saber mais detalhes sobre o que fazer em casos de atraso ou cancelamento de voo, baixe gratuitamente o nosso e-book “Voos atrasados e cancelados: saiba os seus direitos”
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