Caos no aeroporto? Veja quais são os direitos do passageiro

Caos no aeroporto: Viajar é uma das atividades preferidas das pessoas, mas caso aconteça algum imprevisto pode transformar um momento que era para ser de diversão em caos. No início do mês, a pista principal do Aeroporto de Congonhas ficou interditada por várias horas após o estouro do trem de pouso traseiro de um avião estourar enquanto pousava. Esse incidente provocou o cancelamento de pelo menos 140 voos, o que atrapalhou a vida de muitos passageiros.

Quando problemas assim acontecem, a pessoa pode fazer uso do direito do passageiro, que assegura a compensação dos danos que situações adversas podem causar ao cliente. 

Um dos direitos do passageiro em caso de problemas com o voo é à assistência material garantida pela companhia aérea em casos de atraso ou cancelamento de voo. 

No caso de atraso, a partir de 1 hora de espera a companhia deve fornecer meios de o passageiro se comunicar, como disponibilidade de acesso à internet ou de fazer ligações. Se o atraso for maior do que 4 horas, o passageiro tem direito a hospedagem e garantia de transporte de ida e volta do aeroporto caso não resida na cidade. Caso o passageiro more na cidade, ele terá direito apenas ao transporte. E se o atraso for superior a 4 horas, a companhia aérea deve disponibilizar opções ao passageiro para que ele escolha qual alternativa lhe renderá menos prejuízo. 

Entre as opções mais comuns nessa situação estão o reembolso do valor total da passagem aérea, remarcar o voo para nova data sem custo adicional ou pegar o próximo voo da companhia para o mesmo destino se houver disponibilidade.

Se o imprevisto causar o cancelamento do voo, os direitos do passageiro são bem parecidos com os de quem o voo sofreu atraso. Além de poder escolher entre o reembolso, nova data de embarque ou embarcar no próximo voo com o mesmo destino, mesmo que seja de outra companhia aérea. E ao escolher a última opção, o passageiro não terá nenhum custo adicional.

E além dessas alternativas, se o passageiro estiver em aeroporto de escala ou conexão quando o voo for cancelado, ele também terá as opções de reembolso integral, retornando assim ao aeroporto de origem sem custo adicional, receber o reembolso do trecho não percorrido ou embarcar no próximo voo de mesmo destino, podendo ser da própria companhia ou de outra, sem precisar pagar nada a mais por isso.

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