Cláusulas contratuais: para que servem?
Quando se faz um contrato com qualquer finalidade, como de aluguel ou de financiamento, existe um conjunto de condições que precisa fazer parte desse acordo para garantir que nenhuma das partes vai ser prejudicada, que são as cláusulas contratuais. Elas são condições que fazem parte de um contrato, que devem ser aceitas e respeitadas pelas partes fizeram o acordo. Essas cláusulas são fundamentais para um contrato porque garantem que todas as informações necessárias farão parte do documento, deixando assim claro quais são os direitos e deveres que as partes têm. Caso alguma dessas condições não seja respeitada por um dos participantes do contrato, essas cláusulas poderão ser usadas para buscar na justiça os direitos de quem teve prejuízo, já que será a partir da interpretação dessas especificidades que será determinado o pagamento de uma indenização, por exemplo.
Esses elementos são muito importantes para os contratos, então vale a pena conhecer quais são as cláusulas que geralmente fazem parte desse tipo de documento: objeto, que é o motivo pelo qual o contrato existe, com uma condição para que ele exista, como, por exemplo, a venda de um imóvel em troca de uma quantia. Essa cláusula é uma das mais importantes de um contrato, pois ela é responsável por detalhar o que está sendo oferecido. Vale lembrar que caso haja algum erro nessa parte do objeto, isso pode ser questionado juridicamente.
Outro elemento importante que traz parte das cláusulas contratuais é o valor, que deve ser bem especificado no documento que será assinado. É necessário revisar bem essa condição porque caso haja algum problema com relação ao valor que consta no contrato, isso pode gerar um problema para a empresa e também na justiça, pois pode render uma acusação de má-fé.
As condições são outra cláusula que precisa estar presente no contrato, uma vez que ela traz os detalhes que podem culminar na anulação do contrato, além de especificar o que deve ser cumprido durante e depois do processo de contratação. O prazo é um dos itens que faz parte dessa cláusula, e deve ser colocado no contrato de forma clara e objetiva, uma vez que é um detalhe fundamental para o contrato, já que é nesse item que constam detalhes como validade do contrato, datas de vencimento e outros pontos importantes.
A multa é uma cláusula fundamental para esse tipo de documento, uma vez que ela expõe quais serão as consequências se algum item do contrato não for cumprido de acordo com o que foi combinado.
Nos acompanhe também pelo Instagram!
Leia também: “Rol taxativo e rol exemplificativo: qual a diferença?”